Quem são os Atletas eSports?

19

ago

Quem são os atletas gamers

Escrito por: Edição

Se voltássemos alguns anos no tempo, não veríamos muitas das profissões que vemos se estabilizando nos dias de hoje. São diversas opções que, em muitas das vezes, eram vistas somente como hobbys ou brincadeiras… Uma delas era jogar vídeo game.

Com adeptos pelo mundo todo, os games são buscados por públicos de diferentes idades, perfis e classes sociais, sendo uma grande parte do mercado de entretenimento. Dificilmente você encontra crianças, jovens ou adultos que não gostem de jogos virtuais.

Mas o que antes era apenas para distração e divertimento, hoje virou profissão, e uma profissão séria e que necessita de dedicação e disciplina.

Os profissionais, conhecidos como atletas gamers, atletas eSports ou pro-players, têm alcançado cada vez mais espaço no mundo e consequentemente aqui no Brasil, atraindo fãs e até marcas patrocinadoras.

Quer saber mais sobre esse universo gamer e conhecer mais sobre esses atletas? Então vamos lá.

Receba nossos conteúdos por email

Assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações do universo SehLoiro.

Atletas eSports – dos games para a vida profissional

Quem são os atletas gamers

Se engana aquele que pensa que um atleta eSports é apenas um fã assíduo de jogos virtuais que teve a sorte de participar de um campeonato e ganhar um prêmio, assim bem aleatório. Ao contrário, atletas gamers podem ser comparados a qualquer outro atleta de esportes tradicionais, como no futebol, vôlei ou basquete.

Assim como nos esportes tradicionais, os atletas eSports também se dedicam a horas de treinamentos intensos (média de 8 a 14 horas por dia) que requer atenção, dedicação, disciplina, cuidados físicos, psicológicos e nutricionais. São horas aprendendo, avaliando estratégias e táticas, treinando e cuidando da saúde para, só então, participarem de campeonatos. O percurso para chegar a um campeonato pode demorar meses ou até anos de dedicação.

Ou seja, para esse universo não basta somente gostar, é preciso encarar o esporte como uma profissão de verdade, e uma profissão que pode levar o atleta a patamares imensos, ótimos retornos financeiros e até na criação da própria marca.

A interação com os fãs e a criação de marcas

Quem são os atletas gamers

O perfil do público que acompanha os atletas eSports varia um pouco conforme os jogos em que os atletas se especializam, o que pode variar de crianças até jovens adultos.

Novamente, como no exemplo do futebol, onde os jogadores alcançam proporções imensas de seguidores, com os atletas esports não é diferente e, por conquistarem uma empatia ainda maior pelo perfil de cada atleta, jogo e idade, a interação fica ainda mais intensa e duradoura.

Para se ter uma ideia do número que esses jovens que se dedicam ao eSport podem alcançar, o YoDa, Atleta da Red Canids Kalunga , ultrapassa mais de 138 milhões de visualizações na plataforma Twitch.tv/yoda com mais de 1.4 milhões de seguidores, mais de 1 milhão de seguidores no canal do YoDaSL no Youtube e 2 milhões de seguidores nas suas redes sociais, contabilizando ainda, diversos produtos licenciados e projetos com suas marcas.

Além do peso de carregar grandes marcas e horas de dedicação no esporte, os atletas ainda constroem grande relacionamento com o público, trabalhando com ética e responsabilidade para que essa interação traga bons resultados tanto para suas carreiras como para seus fãs e seguidores.

Ou seja, os atletas gamers são verdadeiros profissionais, assíduos, com grandes responsabilidades e possibilidades de construírem carreiras financeiramente bem estruturadas.

A atenção de marcas famosas para o mercado de atletas gamers

Quem são os atletas gamers

Com um público bem estruturado, marcas de diversos segmentos têm buscado por atletas eSports para ampliarem o seu alcance, alavancarem as suas vendas e fortalecerem os seus valores, resultando em parcerias sólidas e financeiramente estáveis.

A parceria acontece de formas variadas, para alguns pode ser a partir de patrocínio, para outros através do licenciamento de marca e criação de produtos em parceria com atletas gamers. Com a expansão do mercado, as possibilidades são infinitas e cabe a marca e o atleta definirem a melhor estratégia voltada para o público em questão.

Como o alcance dos atletas costuma ser alto e o engajamento com o público gera muito mais envolvimento, as marcas juntamente com a empresa licenciadora do atleta, estudam o desenvolvimento de produtos direcionados a esse público para alcançarem juntos os melhores resultados.

Entre as empresas que procuram esses modelos de desenvolvimento e parceria, estão desde marcas embrionárias até marcas grandes e famosas.

Tem uma marca em expansão? Quer saber como podemos ajudar a alavancar o seu negócio? Agende um bate papo com a gente!

Compartilhe este artigo

Projeto YoGamers do Bem

Inauguração da primeira sala YGB dentro do BH Airport - Aeroporto Internacional de BH em parceria com a Fundação Cultural Chico Xavier.

veja o vídeo

Receba atualizações por email

Dicas e novidades para influencers digitais e empresas que estão diretamente no mercado gamer!

Quero assinar a news!

Assine com seu email