Para podermos falar sobre o rebranding precisamos iniciar esse conteúdo falando primeiro sobre o que é Branding, certo?
O Branding faz parte da construção de uma marca, podemos dizer que ele é o dna de uma empresa, é a sua definição como um todo, onde é possível compreender seus valores, produtos ou serviços, identidade visual, comunicação e ao mesmo tempo vai além disso tudo, reunindo tudo sobre como aquela empresa irá se comportar diante de seus clientes.
Linguagem, personalidade, tom de voz e até o sabor ou mesmo o cheiro são partes importantes da característica de uma empresa.
Podemos citar dois grandes exemplos, como a marca Nutty Bavarian, que renovou a relação das pessoas com as frutas secas, criando o hábito de consumirem os grãos em pequenos cones de papel enquanto passeiam pelo shopping, e que trabalhou tão bem a sua marca até mesmo em relação a identidade olfativa, atraindo pessoas que o reconhecem de longe ou mesmo despertando o interesse em descobrir do que se trata.
Outro grande exemplo, é o Mc Donalds, que tornou o seu “M” uma grande assinatura visual, reconhecido em diversos países e culturas.
É através do Branding que pessoas ou outras empresas se sentirão à vontade para buscá-la no momento de fazer suas compras ou negócios.
De uma forma menos complicada, o Branding de uma empresa envolve tudo aquilo que ela deseja passar aos seus consumidores, de forma que estes sintam conforto, confiança e se identifiquem com ela quando buscarem por serviços ou produtos semelhantes.
É a partir do Branding que toda a equipe será gerenciada e gerenciará diversas áreas relacionadas a empresa com o objetivo de agregar valor ao produto ou serviço, diferenciando-o de qualquer outro no mercado.
Por isso descrevemos que o Branding é o dna de uma empresa, e diferente do nosso dna, o dna de uma empresa pode sofrer algumas mudanças com o tempo e é nesse momento que o rebranding se torna tão importante.
Por que o rebranding é tão importante?
A medida do tempo, é comum que as empresas passem por diversas mudanças, sejam elas grandes ou pequenas. Isso acontece porque é preciso estar sempre em vantagem quanto a necessidade dos consumidores e uma empresa que busca estar sempre em competitividade precisa acompanhar seus clientes, mercado, concorrência e tantos outros fatores.
Além dessas mudanças que se referem ao âmbito externo de uma empresa, existem também as mudanças internas, como a mudança de diretoria, de produtos ou serviços, de segmento, de localidade, entre tantas outras que acabam exigindo alterações no branding.
Por exemplo:
Imaginemos que uma empresa sente a necessidade de se mudar para outro país, da qual nunca fez parte antes.
Para entrar neste novo mercado e cultura, a empresa precisará avaliar o seu Branding atual em relação ao novo público, concorrência, mercado e outros âmbitos. Pode ser que seja necessário reestruturar muitas coisas para que ela se torne atraente no novo mercado, um projeto bem feito de rebranding ajudará todos a entenderem suas novas necessidades e todo processo de mudança.
Outro exemplo é a troca de diretoria, principalmente quando a marca está muito atrelada ao fundador e os clientes buscam ela por isso. Como este já não faz mais parte da empresa, a marca precisará de um reposicionamento para mostrar ao seu público como poderá manter ou melhorar seus níveis de qualidade nessa nova fase, mantendo a confiança de seu público.
O rebranding se trata então de todo um reposicionamento daquilo que já foi estruturado antes (o Branding) e que a empresa precisará passar, seja para acompanhar as necessidades do mercado e de seus clientes ou para que as mudanças internas sejam perceptíveis e tragam os resultados positivos necessários e esperados pela mudança.
Ao entendermos isso, se torna mais fácil compreender por que uma marca costuma passar por diversos momentos de reposicionamento e porque é tão importante manter esse processo.
Se porventura, ela passa por uma mudança brusca e não avalia o branding em relação a essa mudança, não se reposiciona a partir de suas novas necessidades, seu público pode se sentir deslocado a ponto de procurar por outra marca, o que pode fazer com que a empresa sofra grandes dificuldades.
Qualquer empresa pode e deve passar por esses reposicionamentos sempre que necessário, ao passo que não existe uma regra quanto ao tamanho ou capacidade. Se uma empresa busca por melhorias e alcance de seu público, o branding é necessário para que ela estabeleça quem ela é no mercado e o rebranding a mantê-la viva e desejada ao passar dos anos.
O reposicionamento da SehLoiro ao longo dos anos
Próximos de completar 5 anos de existência, nós da SehLoiro já passamos por reposicionamentos, todos necessários para entregar ao nosso público as mudanças, melhorias e crescimentos alcançados em cada nova etapa, e sabemos o quanto todos foram importantes para demonstrar a nossa evolução e ao mesmo nos conectar ainda mais com nosso público.
Separamos abaixo um pouco da nossa história:
2014 – Lançamento da primeira loja e-commerce da SehLoiro
No nosso primeiro lançamento, desenvolvemos uma marca que transmitisse todos os nossos ideais a partir dos primeiros produtos licenciados, ao mesmo tempo que estivesse relacionada ao nosso público, trazendo fortes referências ao fundador, Felipe YoDa.
2015 – Início da empresa SehLoiro
Registramos o bordão que se tornou famoso entre fãs e seguidores e modelos de negócios passaram a ser construídos, como SL Network, SL eSports, SL Party, SL e-commerce e outros.
2016 – Criação do logotipo “SL”
Nos posicionamos para que a marca se tornasse ainda mais reconhecida, com uma forte vinculação e fácil associação, simplificando a comunicação da SehLoiro.
2017 – Rebranding para comunicar os lançamentos e reforçar os pilares da marca
Com o objetivo de fortalecer a empresa e transparecer os novos propósitos de desenvolvimento relacionados à marcas e projetos de produção para gamers, a nossa marca passou por um rebranding, criando vertentes para dar apoio também aos pilares oferecidos: SL Network, SL Studios e SL Store, onde nosso logotipo ganhou variações relacionadas a cada pilar de atuação.
2019 – Segundo rebranding
Partindo para uma nova comunicação, a nova imagem da SehLoiro mostrava nossos avanços, nossos novos projetos, produtos e serviços, ao mesmo tempo que trazia a imagem do Felipe “YoDa” de forma mais simbólica, como referência de destaque ao fundador.
2020 – Novo posicionamento SL premium
Em comemoração aos 5 anos de existência, junto de novas realizações, projetos de criação de conteúdo ao vivo e novos players entrando para nossa Network, apresentamos o novo posicionamento da marca, que reforça uma conectividade mais tecnológica com nossa comunidade. A marca consagra o início de um novo momento da empresa e o Grupo SehLoiro passa a administrar a SL Network, o SL Studios e o Instituto YoGamers do Bem.
Assim como as mudanças são parte da vida, com as marcas e empresas não é diferente. A cada reposicionamento é possível rever conceitos, reformular comunicações e se manter cada vez mais próximo ao público, atrelando a marca aos pontos mais importantes e necessários para que esse relacionamento perdure por anos e anos, além, é claro, de ter esse gostinho de poder olhar para trás e ver todos os avanços que a sua empresa conquistou ao longo do tempo.
Mudanças essas que ficam na história e no coração de todos que fazem parte dela!
Quer saber mais sobre reposicionamento de marca, branding e como a sua marca só tem a ganhar com essa construção? Entre em contato conosco!