3 formas de pequenas e médias empresas alcançarem o público mais rápido

13

set

Dicas para pequenas e médias marcas

Escrito por: Edição

Empreender não é uma tarefa fácil, quem luta diariamente para alcançar seus objetivos sabe o quanto é difícil fazer uma empresa crescer, dar lucros e, principalmente, ganhar uma fatia considerável do mercado.

Com a internet, a situação mudou um pouco de figura, e mesmo não sendo fácil, tornou o difícil um pouco mais acessível, o que permite pessoas e empresas de diversos segmentos alcançarem destaque se estiverem utilizando boas estratégias de negócio, divulgação e marketing.

Sabendo disso, trouxemos aqui 3 opções que podem te ajudar, seja você uma empresa de pequeno ou médio porte, a encontrar uma estratégia que o ajude a ganhar mais espaço, clientes e vendas.

Então se você busca por novas alternativas, continue lendo esse artigo e descubra como você pode alcançá-las.

Tenha em mente quem é o seu público alvo

É importante que antes mesmo de começarmos a falar sobre as possibilidades de estratégias para te ajudar a encontrar o seu público, você saiba quem é esse público.

Receba nossos conteúdos por email

Assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações do universo SehLoiro.

Qualquer empresa, independente do tamanho e segmento, tem obrigação de saber quem são seus clientes. Quem é a pessoa que provavelmente terá interesse no seu produto ou serviço? Para quem a sua empresa tem interesse em vender?

Começar um negócio ou buscar estabilidade no mercado sem ter essa informação preciosa em mãos, é como atirar no próprio pé, afinal de contas, como vai criar uma estratégia para alcançar pessoas que você nem imagina quem são?!

Não vale olhar em volta e dizer que o seu cliente é aquela pessoa de 18 a 60 anos, que também não vai rolar… É preciso ter certeza e dados precisos, é preciso criar a sua persona!

Como entender e identificar a persona da sua empresa?

Persona é o nome que damos para o perfil de cliente que a nossa empresa tem interesse em vender um produto ou serviço. Esse perfil é criado estrategicamente, levando em consideração o máximo de informações possíveis sobre a personalidade dos nossos clientes.

A partir de inúmeras informações sobre como são as pessoas que compram da sua empresa, você poderá criar a persona que irá te ajudar a identificar e falar de forma mais próxima com os seus clientes reais, pois você terá muito mais entendimento sobre quem são essas pessoas.

Antes de começar você precisa reunir o máximo de informações sobre quem são seus clientes. Dados como idade, classe social, sexo, localização, etnia, profissão, entre outras informações demográficas pertinentes, são algumas das que você deve reunir.

Com essa informação em mãos, você deverá então montar quais são as suas personas. Não se preocupe se o perfil de público que compra os seus produtos ou serviços é variado, e são mais de um. O importante é montar uma persona para cada tipo, assim você terá todos em mente, sabendo exatamente como se relacionar com cada um deles.

Por que é tão necessário montar as personas da sua empresa?

Com essas personas em mãos, você saberá exatamente em quais locais elas estão, o que fazem, do que gostam, entre outros, o que deixará seus planejamentos e estratégias muito mais otimizados.

Por exemplo: Digamos que a sua empresa vende computadores e acessórios, provavelmente, dependendo do tipo de configuração e opções disponíveis na sua loja, uma das suas personas pode ser homens jovens, estudantes, que estão começando a vida profissional e que amam jogar jogos online e por isso procuram as melhores configurações de computador para as suas experiências com jogos.

Ao ter isso em mente, você já sabe que (nesse exemplo), poderá encontrar uma grande parte do seu público seguindo atletas e influencers gamers e a partir daí, criar estratégias para alcançá-los, como as que vamos compartilhar logo abaixo, neste artigo.

Entendeu por que é muito importante ter suas personas bem formadas? Assim você tem a opção de conversar diretamente com o seu público, saber exatamente onde ele está e até mesmo estudar a criação de produtos ou serviços específicos para cada um deles.

Agora que você já sabe o quanto é importante conhecer o seu público de perto, você terá muito mais sabedoria para escolher a melhor forma de falar com ele, e nós trouxemos abaixo três opções.

Alcançar o público através do licenciamento de marcas

Dicas para pequenas e médias marcasComo no exemplo que demos acima, ao saber exatamente com quem o seu público está acostumado a interagir, você pode buscar por essas marcas para ter o licenciamento e criar produtos em conjunto.

No caso da loja de computadores, o proprietário e a sua equipe de marketing, podem entrar em contato com marcas, atletas gamers e influencers digitais que estão sempre interagindo com o mesmo público, e então licenciar suas marcas no intuito de criar produtos atrativos para o público em questão.

Se o jovem, a persona relacionada, já é grande fã de um influencer ou atleta gamer, ela terá muito mais facilidade de interagir com a sua marca se você tiver um produto com a imagem desse atleta. O produto terá um alcance muito maior!

O licenciamento de marcas é realizado por empresas licenciadoras e, como as marcas também ganham uma porcentagem sobre as vendas, as empresas licenciadoras já acumulam grande experiência com o público, o que permite criar grandes estratégias para que ambas as empresas tenham retornos satisfatórios.

Nós da SehLoiro temos grande experiência no mercado gamer e a expertise de vários produtos licenciados, clique aqui e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo.

Alcançar o público através de parcerias com influenciadores digitais

Outra forma de alcançar grande destaque no mercado, é através da interação, envolvimento e parceria com influencers digitais.

Assim como no caso do licenciamento de marcas, na parceria a sua empresa também terá envolvimento com quem está a frente do seu público, com grandes chances de tornar o seu produto conhecido e desejado por diversas pessoas em pouquíssimo tempo.

A parceria não precisa exatamente ter a imagem do influenciador no produto, por exemplo. Diferente do licenciamento, a sua empresa pode apenas entrar num acordo de divulgação e a partir do que for decidido, ter o influenciador divulgando os seus produtos ou serviços em seus canais de comunicação.

A forma como essa parceria vai acontecer pode variar de acordo com o que a sua empresa e o influencer esperam. Desde tempo de parceria, até valores e produtos, tudo pode ser acordado para o melhor retorno para ambos.

Nesses casos é importante entrar em contato com o influenciador em questão ou com a sua equipe.

Alcançar o público através de investimento nas mídias sociais

Dicas para pequenas e médias marcas

Que marca não quer estar aonde o seu público está?

Hoje em dia, muitas empresas alcançam grandes resultados através de investimento nas mídias sociais. Algumas marcas, inclusive, mantem suas melhores vendas através de redes sociais como o Instagram e o Facebook.

Para o investimento nas mídias sociais também é necessário conhecer o seu público bem de perto, afinal de contas, não vale nada investir em uma rede social se o seu público nem aparece por lá.

Com tantas opções, existe um público específico para cada rede social, e as mais utilizadas hoje em dia são: Instagram, Youtube, Facebook, Twitter, Pinterest e Twich. Dessa forma, é extremamente importante saber onde o seu público está, onde ele mais terá possibilidades de interagir com a sua marca.

Através das mídias sociais, a sua empresa pode criar anúncios segmentados para que os seus produtos ou serviços apareçam especialmente para personas específicas, aumentando o seu alcance e a sua taxa de resposta.

Então resumindo…

  • Tenha em mente quem é o seu público;
  • Crie personas específicas para cada tipo de pessoa que pode ser seu cliente;
  • Com as personas em mãos, busque uma das alternativas abaixo, senão todas, para investir na ampliação de alcance da sua marca:
  • Busque o licenciamento de marcas relacionadas ao seu público para aumentar seu alcance e atrair o público;
  • Faça parcerias com influencers digitais voltados ao seu segmento para alcançar uma divulgação maior da sua marca;
  • Invista nas mídias sociais onde o seu público está e foque em criar um relacionamento especial com ele.

Viu só como existem grandes opções, oportunidades e estratégias para que a sua marca, mesmo pequena ou média, alcance melhores resultados?! Quer saber mais? Fale com a gente!

Compartilhe este artigo

Projeto YoGamers do Bem

Inauguração da primeira sala YGB dentro do BH Airport - Aeroporto Internacional de BH em parceria com a Fundação Cultural Chico Xavier.

veja o vídeo

Receba atualizações por email

Dicas e novidades para influencers digitais e empresas que estão diretamente no mercado gamer!

Quero assinar a news!

Assine com seu email