Digital Influencers prestam grande auxílio no fortalecimento de marcas pequenas

08

out

Influenciadores ajudam pequenas marcas

Escrito por: Edição

Não é de hoje que mais e mais pessoas criam perfis em redes sociais com um único intuito: Se tornar um Digital Influencer.

O que antes acontecia de uma forma bem natural e sem conhecimento nenhum por parte dos influencers, hoje já acontece de maneira totalmente diferente, com muitas pessoas que já se programam, investem e administram suas futuras carreiras como influenciadores, planejando tudo desde o começo.

Diversificado para qualquer público e com a possibilidade de trabalhar de “n” maneiras, a nova profissão atrai marcas de todos os tamanhos e segmentos em busca de apoio para crescer e alcançar novos públicos. E não é que o resultado tem sido positivo para ambos os casos?

Enquanto influencers alcançam ótimas parcerias e formas diferentes de monetizar, empresas de diversos tamanhos alcançam públicos segmentados e destaque, sem a necessidade de altíssimos investimentos como seria em meios mais tradicionais.

Influenciadores + Pequenas Marcas – Como acontece?

Influenciadores ajudam pequenas marcas

Receba nossos conteúdos por email

Assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações do universo SehLoiro.

Com a possibilidade de alcançar o público de forma muito mais significativa, empresas de pequeno e grande porte encontram nos influencers uma forma natural de divulgar seus produtos ou serviços, distanciando-se de modelos tradicionais, como comerciais.

Vender está cada vez mais difícil, hoje em dia as pessoas pesquisam, buscam referências e comprovações sobre as marcas, procuram pela opinião daqueles que confiam, além de compararem preços e até os valores emocionais das empresas, antes de fazer uma compra.

Ao verem uma pessoa de confiança sugerindo ou compartilhando uma experiência positiva com um produto ou serviço, de uma forma totalmente diferente de um comercial, a ação se torna muito mais próxima e compatível com suas experiências e realidade, gerando melhores resultados.

Hoje preferimos apostar na opinião de uma pessoa de confiança sobre o serviço de uma empresa, do que ouvir a própria empresa falando sobre seus serviços. Com isso, os influenciadores se destacam, pois geram um alto nível de confiança em seus seguidores, que passam a ser “influenciados” por eles.

Uma via de mão dupla – resultados positivos para ambos

Se de um lado, os influenciadores se desenvolvem alcançando o público de forma real, próxima e segmentada, por outro, as empresas ganham vantagens competitivas muito maiores por alcançarem um público muito mais segmentado.

O resultado positivo, o que torna uma via de mão dupla para ambos, marcas e influenciadores, é fácil de entender, veja só:

Nas mídias tradicionais (rádio e tv), a divulgação de uma empresa / marca, por pouquíssimos minutos, é feita somente a partir de grandes investimentos, o que nem todas as empresas que estão começando possuem.

Além disso, existe um grande problema: nem todas as pessoas que vão ouvir ou ver o anúncio / comercial, são de fato pessoas que consomem tal produto ou serviço, e mesmo que a marca opte por um horário específico, porque mais pessoas que se enquadram no perfil correto estarão atentas ao rádio ou tv naquele momento, muitas podem não dar a atenção que a marca espera, mas mesmo assim a marca pagará por isso, dando resultados ou não.

Já ao investir na divulgação a partir de influenciadores, pequenas, médias e grandes marcas alcançam um destaque maior porque falam com um público muito mais segmentado, pagando muito menos do que nas mídias tradicionais e obtendo resultados significativos e calculáveis.

Ou seja, a marca fala diretamente com quem tem interesse no produto ou serviço, através de uma pessoa, no caso o influenciador, que passa confiança, tem a atenção desse público e passa uma visão muito mais real e significativa, do que um comercial passaria.

Para o influenciador, o retorno vem a partir da monetização com as parcerias, que podem ser a partir de pagamentos por tempo de divulgação ou ação (os valores variam de acordo com o tamanho do alcance do influencer e engajamento – alguns casos apresentam variações entre 2 mil a 300 mil reais), permutas e outros.

O investimento costuma dar tão certo, que grandes marcas passaram a realocar parte dos seus investimentos que antes eram somente em mídias tradicionais, para serem realizadas também através de Influencers.

É por isso que pequenas marcas ganham destaque e força com a ajuda dos influenciadores, um auxílio tão significativo a ponto de não irem atrás das mídias tradicionais e mesmo assim conquistarem grandes resultados, o que tem deixado muitas “cara a cara” com grandes marcas que estão há anos no mercado.

Como as empresas devem começar?

Primeiro é preciso criar a estratégia de ação, qual será o produto ou serviço a ser divulgado? Quem é o público alvo que pretende atingir com essa ação? Quanto tem em caixa para o investimento? A partir dessas informações a marca já poderá ir em busca dos influenciadores que mais se encaixam com o seu público, produto e serviço.

Tudo vai depender da estratégia criada e de como pretendem colocá-la em prática. Muitos influencers já possuem os dados de seus engajamentos e números nas redes sociais, documento conhecido como mídia kit, e que deixam à disposição das empresas e marcas que queiram fazer parcerias.

A marca pode adquirir esses dados para estabelecer qual o influenciador será mais adequado a ação, assim como também as formas de pagamento.

Contar com uma empresa de assessoria para interceder entre os influenciadores e a marca é a forma correta para começar, já que é possível contar com a expertise da empresa assessora até mesmo para criar as estratégias de ação.

Como um influenciador pode conseguir parcerias?

Influenciadores ajudam pequenas marcas

Há alguns anos, quando os influenciadores começaram a chamar a atenção das marcas, muitas delas buscavam parcerias somente com aqueles que tinham os maiores números, o que já não acontece com tanta frequência atualmente.

Muitas marcas procuram diferentes influenciadores, mesmo quando estes possuem poucos seguidores. O que acontece é que mesmo com poucos seguidores, o público com esses influencers costuma ser ainda mais segmentado e com grandes taxas de engajamento, o que é muito importante para as marcas.

A melhor forma para um influencer começar é buscar sempre mais e mais contato com seu público, mantendo e fortalecendo a sua relação. É importante que o influenciador, seja de qual segmento for, seja sempre ele mesmo, espontâneo e que não compre fãs, pois na maioria das vezes não darão resultados, os fãs devem vir organicamente.

Manter a sua personalidade, ter ética e passar transparência são alguns dos pontos que nenhum influencer deve deixar passar, pois esses aspectos são importantíssimos tanto para os fãs quanto para as marcas. Marca nenhuma fará parceria com um influenciador que desrespeitas as pessoas, não cumpre a sua palavra ou não passa profissionalismo. Os fãs também não seguirão pessoas com perfis assim por muito tempo. Fique atento!

O que recomendamos para você que quer conquistar parcerias com marcas e empresas, é buscar por empresas de assessoria como a SehLoiro, podemos abrir um leque de possibilidades para você.

Além das possibilidades de parcerias com diversas marcas, uma empresa de assessoria para influencers também o auxilia em processos jurídicos e toda a parte burocrática que em muitos casos, os influenciadores não sabem lidar, o que causa perdas de grandes contratos ou até mesmo prejuízos por falta de conhecimento.

Bom, esperamos que essas dicas tenham auxiliado você que está aí do outro lado e busca por alternativas para crescer em seu segmento, tanto marcas como influencers possuem grandes oportunidades para se desenvolverem no mercado, mesmo com investimentos mais moderados, basta entendimento sobre como e por onde começar para dar certo!

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo a crescer.

Compartilhe este artigo

Projeto YoGamers do Bem

Inauguração da primeira sala YGB dentro do BH Airport - Aeroporto Internacional de BH em parceria com a Fundação Cultural Chico Xavier.

veja o vídeo

Receba atualizações por email

Dicas e novidades para influencers digitais e empresas que estão diretamente no mercado gamer!

Quero assinar a news!

Assine com seu email