O que é licenciamento de marcas?

08

out

O que é Licenciamento de Marcas

Escrito por: Edição

Muitas pessoas e empresas, depois de algum tempo de mercado, buscam alternativas para alcançarem melhores resultados, entre as opções, o licenciamento de marcas é uma das que se destacam.

Além dessas empresas e pessoas que descobrem o licenciamento de marcas após algum tempo de mercado, existem também aqueles que, em busca de opções para abrir um novo negócio, se aproximam do licenciamento para ter oportunidades.

Em meio a tantas pesquisas e descobertas, a pergunta que sobressai é: O que é Licenciamento de Marca e como isso de fato pode me ajudar?

Em outros artigos nós já trouxemos algumas informações sobre como o licenciamento de marcas pode ajudar, desde pequenas empresas até influenciadores digitais, convidamos você a conferir clicando aqui. Mas antes que você vá até lá, é importante entender um pouco melhor sobre o licenciamento. Vamos lá?

Licenciamento de marcas

O licenciamento de marcas acontece quando alguém “empresta” a sua imagem ou personagem já conhecido e bem estabelecido no mercado, para que outras empresas ou marcas criem produtos ou serviços a partir dele, com a imagem deste alguém.

Receba nossos conteúdos por email

Assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações do universo SehLoiro.

O licenciador garante uma porcentagem das vendas por ceder a sua imagem, por exemplo, e a empresa também lucra, porque além das vendas, também consegue um alcance maior, conquistando novos clientes e mercado, além do lançamento de novos produtos e serviços.

O licenciamento de marca tem alcançado o público de influenciadores digitais com grande positividade, o que garante monetização e destaque a profissão.

Licenciamento de marcas para digital influencers

O que é Licenciamento de Marcas

O mercado de influenciadores digitais tem ganhado grande espaço, principalmente pela dinâmica e processo de envolvimento com diversos públicos, que permite uma grande interação entre empresas e fãs por intermédio dessas figuras que se colocam a frente de um público trazendo conteúdos especiais e diversificados.

O licenciamento de marcas para o influenciador ocorre a partir da junção da sua imagem ao produto ou serviço de alguma marca ou empresa. Essas parcerias podem, inclusive, acontecer com mais de uma empresa simultaneamente, gerando grandes retornos para os influenciadores.

Devido a quantidade de ações e marcas que buscam o contato com influenciadores, a parte jurídica deve estar sempre muito bem estabelecida, de forma que o influenciador conte com apoio para a tomada de decisões e para que tenha segurança na interação.

Contar com uma empresa licenciadora como a SehLoiro, que tem expertise para gerenciar, criar as ações e prestar apoio jurídico e administrativo, é uma das necessidades do influenciador que deseja alcançar destaque no mercado em que atua, juntamente com as marcas e empresas.

Licenciamento de marcas para empresas

O que é Licenciamento de Marcas

Diferente do influenciador, no caso do licenciamento de marcas, é a empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, que “tomará emprestado” a imagem do influenciador, artista ou personagem, para a criação de seu produto ou serviço.

Como o licenciador já possui um grande público e uma certa influência, ao ter um produto com seu nome ou imagem, a marca alcança novos horizontes tanto para a divulgação como para a captação de novos clientes.

É importantíssimo que as ações sejam bem estruturadas e que a escolha do profissional (influenciador / artista ou personagem) sejam concisas com o que a marca passa para os seus clientes, além do zelo e da preocupação com o novo produto ou serviço.

O licenciamento de marcas é uma ótima forma de trabalhar o alcance de uma empresa e estabelecê-la no mercado, e por isso vem sendo utilizada por marcas de diversos segmentos e tamanhos, já que abre portas para o seu desenvolvimento através de novos produtos e novos públicos.

Diante de tantas oportunidades, é importante que as marcas que pretendem trabalhar com o licenciamento, também tenham o apoio jurídico e administrativo de uma empresa licenciadora. Esta, por ter expertise tanto no mercado quanto com os influenciadores, fornecerá a assistência necessária para a criação de ações que configurem bons resultados para empresas e influenciadores.

Ficou com dúvida sobre como licenciar uma marca? Entre em contato conosco, nossa equipe vai tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a entender qual é a melhor ação para você, influenciador ou empresa.

Compartilhe este artigo

Projeto YoGamers do Bem

Inauguração da primeira sala YGB dentro do BH Airport - Aeroporto Internacional de BH em parceria com a Fundação Cultural Chico Xavier.

veja o vídeo

Receba atualizações por email

Dicas e novidades para influencers digitais e empresas que estão diretamente no mercado gamer!

Quero assinar a news!

Assine com seu email