Por que a sua marca está perdendo resultados?

08

jun

Marca perdendo resultados e clientes

Escrito por: Edição

O foco de qualquer empresa são os resultados, e claro que quando eles não são bons como se espera, a atenção se dobra em descobrir as possíveis causas e consertá-las o mais rápido possível, já que delas dependem toda a sobrevivência da empresa ou marca.

Mas em algumas situações, às vezes por falta de compreensão ou experiência, administradores não conseguem interpretar o real motivo, e perdem grandes oportunidades de reverter a situação negativa e alcançar resultados satisfatórios novamente.

Por isso separamos abaixo alguns pontos que devem ser analisados para tentar identificar as causas reais e que, geralmente, são as mais prováveis, independente do tamanho da empresa ou ramo de atividade.

Desorientação em relação ao público alvo

Um dos problemas que passam despercebidos para muitas empresas, principalmente as de pequeno a médio porte que muitas vezes não contam com um auxílio em marketing, é o cuidado com o público alvo, ou seja, tanto o público que pertence ao perfil que a empresa deseja alcançar, como com os clientes em geral, durante e após as vendas.

Receba nossos conteúdos por email

Assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações do universo SehLoiro.

Esse descuido leva a diversos problemas que estão necessariamente atrelados. Ao não identificar o público de forma correta, a empresa pode adotar estratégias erradas para a comunicação e até mesmo para a criação de produtos ou serviços, o que acaba interferindo negativamente nos resultados e na relação com os clientes.

Ter certeza quanto ao público que se deseja alcançar, manter uma relação promissora antes, durante e após as vendas, deve ser um dos pontos mais importantes a se tratar dentro de uma empresa, em todos os setores.

Então antes de qualquer ação a pergunta deve ser… Qual é o meu público? Com quem desejo falar? Quais são as dores dos meus clientes? Como posso atendê-los e o que fazer para tornar o processo simples? Entre outras questões pertinentes para cada segmento.

Se esse cliente não estiver muito bem definido para a empresa, dificilmente os administradores encontrarão possibilidades claras de chegar até eles.

Falta de presença nos principais meios de comunicação

Se não estou presente onde meus clientes estão, como saberão sobre mim?!

Essa questão é clara, mas infelizmente muitos administradores e empresários levam tempo para entender a importância dela.

Na maioria das vezes o erro nesse posicionamento acontece porque a empresa não entende ou conhece seu público alvo, e consequentemente, acaba perdendo oportunidades por não encontrar a melhor forma de ir até o público.

São normalmente aquelas empresas que estão em todas as redes sociais, mas não conseguem grandes resultados em nenhuma delas por, simplesmente, interpretar que só porque todos estão migrando de uma para a outra, ela também deve fazer o mesmo, mas a pergunta… “Será que meu público está lá?” ela nunca se fez.

Ao identificar seu público fica mais fácil entender onde ele de fato está, então se torna mais claro interpretar o que é preciso fazer para chegar até eles.

Se os resultados não estão saindo como o esperado, pode ser que a sua empresa não esteja na mídia certa, por exemplo, e aí cabe identificar qual seria a melhor opção.

Qualidade e atendimento diferem do que é oferecido

Algumas empresas pecam por subestimarem seus clientes durante e após as vendas, fazem de tudo para que o comercial seja sensacional, atraia todos os olhares, mas esquecem de conferir se o produto bate com aquilo tudo que estão vendendo sobre ele.

Atualmente tudo que dá errado vai parar na internet com o dobro de facilidade se comparado as coisas que dão certo. Então subestimar que o cliente não perceberá isso, entre outras situações é o mesmo que atirar no próprio pé.

Conseguir um depoimento sobre a qualidade do seu produto é quase tão difícil quanto fazer uma venda, mesmo que ele supere as expectativas. Mas quando a situação é contrária, o nome da sua empresa vai parar em sites de reclamação e nas redes sociais mais rápido do que se pode imaginar e as consequências podem ser várias, como a queda nas vendas, perda de clientes e por aí vai.

É importantíssimo ser o mais transparente possível com seus clientes, deixar tudo as claras e facilitar o acesso dele a você, para que, caso algo não tenha saído como esperava, ele possa então entrar em contato e ter certeza de que terá o mesmo atendimento na pós venda. Isso fortalecerá a sua marca e criará uma experiência que o elevará diante dos concorrentes.

Será que algo do tipo está sendo feito pelos seus clientes hoje?

Anunciar nos lugares errados

Assim como mencionamos anteriormente, outras das consequências de não entender muito sobre o próprio cliente é não saber exatamente onde se deve estar.

Dessa forma, é comum vermos empresas que anunciam em locais errados com o único motivo de que é “onde todos estão”.

Anunciar em locais errados faz com que a sua empresa perca tempo e, consequentemente, dinheiro.

Ao estudar seu público, um dos próximos passos é identificar quais locais são ideais para atingi-los, levando em consideração principalmente as novas oportunidades, como nas redes sociais e através de influenciadores, que tem sido grandes formas de chegar até as pessoas certas, mesmo quando há pouco investimento (se comparado a outros meios de publicidade).

Enquanto para algumas empresas anunciar em estações de rádio pode ser uma grande vantagem, dependendo do público, para outras, anunciar através de um influenciador digital, por exemplo, pode ser uma ferramenta fortíssima para alcançar grandes resultados.

Entre essas opções, identifique se a sua empresa tem tido a atenção necessária para cada uma delas e caso queira auxílio para o lançamento de produtos, serviços ou marcas, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo.

Compartilhe este artigo

Projeto YoGamers do Bem

Conheça mais sobre o Instituto YoGamers do Bem que beneficia alunos de escolas públicas através da inclusão tecnológica, conhecimento e experiência através de jogos eletrônicos e dos games.

veja o vídeo

Receba atualizações por email

Dicas e novidades para influencers digitais e empresas que estão diretamente no mercado gamer!

Quero assinar a news!

Assine com seu email