Collab – Por onde começar?

13

jun

Primeiros passos para começar um collab

Escrito por: Edição

Temos em nosso blog, uma série de conteúdos falando sobre Collab e como essa pode ser uma ferramenta excelente para levar marcas a alcançarem grandes resultados e o sucesso desejado.

O Collab pode ser tanto para empresas que estão iniciando seus negócios agora, ou para aquelas que desejam lançar algo novo no mercado, voltado para determinado segmento, ou ainda para influenciadores, atletas gamers, artistas ou streamers que desejam lançar produtos, marcas ou serviços.

Se você ainda não conferiu nossos outros artigos da série, convidamos você a conferir clicando nas opções abaixo:

A partir desses artigos você poderá entender um pouco mais sobre o assunto e ter uma ideia melhor de como o collab pode ajudar a sua empresa a se desenvolver.

Receba nossos conteúdos por email

Assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações do universo SehLoiro.

Agora, tendo em mente que você já leu esses conteúdos que separamos acima, vamos responder uma das dúvidas que pairam sobre muitos quando o assunto é Collab… “E ai?! Como começar?”.

Para te ajudar, separamos 3 pontos que são essenciais para quem deseja criar ações de collab. São eles:

Quem é o seu público?!

Veja bem, seja você um empresário que está abrindo empresa agora ou que já tem algum tempo de mercado, seja você um influenciador digital ou atleta eSports, é muito importante ter em mente quem é o público que deseja atingir com essa nova marca ou produto.

Para criar algo que esteja inteiramente ligado com o consumidor e ao mesmo tempo desperte interesse, você precisa conhecer o seu público a fundo, entender suas dores e relacionar de que forma você pode atender essas necessidades de um jeito único.

Obtendo essas informações, que podem ser reunidas através de diversos meios de pesquisa, você terá em mãos algumas ideias de como se diferenciar, o que é muito importante.

Necessidades do público e parceiros para o Collab

Digamos que a partir do tópico anterior, agora você possui informações mais completas e que ajudarão nas próximas decisões, você conhece a fundo o seu público, entende o que deve fazer para atingi-lo. Nesse momento o foco será então no que fazer para alcançar esse objetivo e como.

Como atingir esse segmento? Através de que tipo de parcerias você poderá destacar o seu produto ou marca para que as pessoas certas sejam impactadas e criem interesse no que você deseja expor?

Através do Collab é possível unir esforços em comum para atrair melhores resultados. Uma empresa que lança um novo produto para um determinado nicho, pode contar com os esforços de um influencer para alcançar o público, e o caminho inverso também é possível, quando um influencer, por contato frequente com seus seguidores, compreende melhor as necessidades e pode criar algo inovador com uma empresa já de destaque ou não, favorecendo quem ainda não alcançou o mercado a ter mais visibilidade.

Nesse momento é preciso analisar o máximo de opções, seja de marcas próprias ou influencers, que acrescente valores a sua marca, que caminhem numa mesma intenção e tenham diferenciais relacionados de forma que fortaleça ainda mais esse novo collab.

Procurar por quem entende sempre fará a diferença

Durante todo esse processo, contar com uma assessoria faz toda a diferença no desenrolar das ideias, pesquisas, mercados, públicos e no collab propriamente dito.

Entendemos que o processo requer, além de experiência, tempo para que seja desenvolvido da melhor forma possível e conte com boas estratégias. Para alguém que já conta com um dia dividido entre diversas tarefas, acrescentar todos esses afazeres pode ser inviável.

Nesse passo é muito importante para cada empresa, marca ou influencer avaliar as vantagens de contar com uma empresa de assessoria como a SehLoiro que age em todo o processo de criação, desenvolvimento de parcerias e licenciamento de marca, além de cuidar do processo administrativo e jurídico que tais ações implicam, facilitando o processo e tornando o collab possível.

Caso já tenha a ideia desenvolvida e falte apenas colocar em prática, nós também podemos ajudar na formação de todas as estratégias para tirar sua ideia do papel e torná-la real.

Veja bem, o processo não é simples, mas desenvolvido da maneira correta é uma grande oportunidade para diversos segmentos, e é por isso que tantas empresas transformam o collab em uma ferramenta para alcançar o reconhecimento do público e multiplicar as vendas.

Compartilhe este artigo

Projeto YoGamers do Bem

Conheça mais sobre o Instituto YoGamers do Bem que beneficia alunos de escolas públicas através da inclusão tecnológica, conhecimento e experiência através de jogos eletrônicos e dos games.

veja o vídeo

Receba atualizações por email

Dicas e novidades para influencers digitais e empresas que estão diretamente no mercado gamer!

Quero assinar a news!

Assine com seu email