O que é Collab?

09

dez

O que é collab

Escrito por: Edição

Atualmente o collab tem sido uma das “ferramentas” mais utilizadas para aumentar o público e o faturamento de algumas empresas e/ou trazer monetização para atletas gamers, influenciadores digitais e streamers.

Uma ação muito conhecida em diversos segmentos já há algum tempo, começou a ser abordada entre os influenciadores digitais com mais frequência recentemente, principalmente depois que marcas famosas passaram a estabelecer parcerias com influencers.

Talvez você esteja aí se perguntando, mas o que é collab? E será que consigo trazer isso para a minha realidade e dobrar minha receita?

A resposta para essas perguntas você confere na continuidade desse artigo, confira com a gente!

E aí? O que é collab?

O que é collab

Receba nossos conteúdos por email

Assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações do universo SehLoiro.

Como dissemos anteriormente, o collab é uma prática utilizada por diversos segmentos, muito comum na moda e na música, tem a intenção de unir nomes, personalidades, marcas e outros, para fornecer diferentes serviços ou produtos para um certo público.

Na música é mais conhecido como “participação”, onde um determinado cantor convida outro para uma pequena participação, cantando um trecho da música ou todo o arranjo. A forma como vai se dar essa participação é combinada entre ambos e suas produtoras.

Na moda, o collab mistura artistas e personalidades com marcas próprias ou une marcas diferentes em uma mesma proposta, em um mesmo produto, que atinja pessoas em comum e que gostem das marcas ou do que está sendo proposto.

Com ações como essas, um público que já se identifica com um determinado artista ou marca, por exemplo, passa a acompanhar o outro que participou do collab e que até então não conhecia.

Em todos os casos, a ideia é principalmente uma… Entregar produtos / serviços únicos e alcançar pessoas, entregar o que um perfil de público quer e assim alavancar vendas, faturamento e crescimento para ambos que participam do collab.

No universo de influenciadores e streamers…

Atualmente, o collab é muito bem empregado para marcas e influenciadores digitais, sejam atletas gamers, streamers, blogueiros e outros, e é cada vez mais comum ver parcerias do tipo.

Marcas de produtos específicos, por exemplo, estabelecem parcerias com influenciadores no lançamento de produtos ou serviços que levem o nome do influenciador, dessa forma, a marca tem a possibilidade de alcançar o público que segue o influencer, aumentando seu alcance.

Por outro lado, o influenciador também alcança monetização, já que a partir do licenciamento de sua marca, recebe royalties por fornecer seu nome, imagem e marca pessoal.

Ou seja, o collab é uma ação que favorece todos os envolvidos, desde o público que passa a contar com produtos ou serviços de mais qualidade, criado especialmente para ele, ou com alguma novidade muito esperada no mercado, até a marca e o influenciador que alcançam melhores resultados.

O collab serve para quem?

O que é collab

Como a cada dia mais e mais pessoas se envolvem com influenciadores dos mais diversos segmentos, o collab pode ser utilizado para diversos públicos, empresas e personalidades, tudo varia de acordo com a ação que será planejada a partir dele.

O collab pode ser desenvolvido, por exemplo, desde uma parceria entre canais de influenciadores gamers ou de outro nicho, envolvendo a criação de conteúdo em parceria ou divulgações onde cada um ajuda o canal do outro a crescer, até a parceria entre marcas famosas e influenciadores, artistas, streamers, atletas gamers e outros.

O mais importante é ter em mente que para um bom desenvolvimento e resultado, é preciso conhecer o público que se deseja trabalhar, as suas necessidades e o tipo de conteúdo, ação, produto ou serviço que seria interessante e como unir todas essas informações para a melhor tomada de decisão.

Para empresas e marcas, é importante buscar por influenciadores, artistas ou outras personalidades que tenham verdadeiro relacionamento com seus seguidores, ao mesmo tempo que passe a imagem que a empresa apresenta. Ou seja, que não force situações ou que passe alguma atitude desleal ao que a marca informa aos seus clientes.

Para ambos os casos, influenciadores e empresas, contar com uma empresa de assessoria como a SehLoiro permite uma análise melhor de todo o conjunto de ações necessárias para bons resultados e desenvolvimento do collab, conhecimento de mercado e público, além do envolvimento com as partes burocráticas como assessoria jurídica e administrativa que são extremamente necessárias para um bom relacionamento entre os parceiros.

Quer saber mais sobre como fazer collab com atletas e influencers gamers? Ou como o collab pode te ajudar a melhorar seus resultados? Entre em contato com a gente!

Compartilhe este artigo

Projeto YoGamers do Bem

Inauguração da primeira sala YGB dentro do BH Airport - Aeroporto Internacional de BH em parceria com a Fundação Cultural Chico Xavier.

veja o vídeo

Receba atualizações por email

Dicas e novidades para influencers digitais e empresas que estão diretamente no mercado gamer!

Quero assinar a news!

Assine com seu email