Qual a importância de se conectar e fazer um collab com a sua marca?

29

jul

Como o collab pode ajudar a alavancar sua marca

Escrito por: Edição

Você já pensou que hoje, com tantas possibilidades vindas com a internet, trabalhar com a divulgação da sua marca e o crescimento do seu público se tornou muito mais viável e digamos que até econômico?!

Se antes, para atrair o público e conquistar novas vendas e a divulgação de produtos ou serviços, era necessário vincular-se através de comerciais na televisão ou em rádios, hoje é possível fazer isso e muito mais através de sites de buscas, mídias sociais e outros meios inimagináveis a quem empreendia há alguns anos.

Conectar-se com outros mercados e fazer collab para alcançar novos públicos são meios atualizados para isso e podem trazer um retorno sobre o investimento de forma muito mais precisa e significativa.

O que é collab?

Como o collab pode ajudar a alavancar sua marca

Receba nossos conteúdos por email

Assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações do universo SehLoiro.

Antes de falarmos mais sobre a importância do collab para empresas que desejam crescer em seus segmentos, nada melhor do que entendermos um pouco mais sobre o collab. Afinal de contas, o que é isso?!

O collab é um termo que se refere a “colaboração”, ou seja, quando marcas, pessoas, artistas ou empresas colaboram uma com a outra no intuito de ampliar seus públicos, consolidar suas marcas, aumentar sua visibilidade, alcançar mais reconhecimento, conseguir mais vendas.

Independente de qual for o objetivo, uma colaboração tem como principal intuito o de unir forças em prol de resultados significativos para ambos os envolvidos.

De certa forma, o Collab sempre existiu em alguns segmentos, é possível vê-lo a mais tempo na moda, onde marcas famosas assinavam (e assinam) com artistas ou estilistas famosos, e na música com a colaboração e parceria entre diversos artistas e músicos. Hoje é visto de forma muito mais ampla, em diversos mercados que antes não eram tão explorados.

Com o auxílio da internet e os novos meios de comunicação, tornou-se possível trabalhar em collab em diversos segmentos e nichos, aumentando as chances para novos projetos.

Por que investir em collab?

Como o collab pode ajudar a alavancar sua marca

Imagine a sua empresa com a oportunidade de ter um grande influencer falando sobre você ou estampando um de seus novos produtos?! A probabilidade de aumentar a sua visibilidade e conseguir mais vendas é ainda maior.

Através do collab é possível unir forças entre a sua marca e um artista, influencer ou outra marca conhecida, o que pode tornar o seu produto ou serviço mais desejado no mercado.

Ao criar algo novo para o mercado, é preciso ter toda uma estratégia e planejamento de comunicação para que o público alvo seja atingido e tenha interesse. Ao firmar uma colaboração entre o seu produto e um influencer, por exemplo, que já está consolidado no mercado e atua com o mesmo público que o seu, as vantagens são enormes e permitem que você alcance resultados de forma mais eficiente e rápida.

A colaboração pode ser criada de diversas formas, cabe a empresa licenciadora e a empresa interessada, firmarem a melhor parceria para que ambas alcancem os melhores resultados.

O que é importante ter em mente?

Como o collab pode ajudar a alavancar sua marca

Para que o collab dê certo é importante que ambas as empresas, você e a marca com a qual pretende fazer a colaboração, tenham públicos semelhantes, que sejam parte de um mesmo nicho.

Ter valores e missões parecidas também é importante, pois a cada dia, mais e mais consumidores buscam por empresas que semeiam suas mesmas ideias e valores, ou seja, preferem empresas que carreguem ideais parecidos, onde o consumidor possa de fato vestir a camisa da sua marca preferida e apontá-la como algo que o destaca, que traz significado e valor para o seu dia a dia.

Fazer uma colaboração com uma empresa que não converse com os mesmos ideais que a sua marca defende, apenas para alcançar um público, pode ser um grande tiro no pé e ao invés de trazer novos seguidores e clientes, uma atitude como essa pode gerar reprovação em pouquíssimo tempo.

Dessa forma, é importantíssimo ter conhecimento não somente sobre o público de quem pretende contratar para o collab, como também sobre o próprio influenciador ou artista, de forma que as marcas estejam atreladas para causarem um ótimo impacto aos seguidores e fãs, ao mesmo tempo que auxilie na construção de valor da sua marca.

Para obter essas informações é preciso entrar em contato com a empresa licenciadora e detentora da marca ou do influenciador que deseja contratar. Em empresas como a SehLoiro, você também conta com a criação de estratégias específicas para o desenvolvimento, prospecção e administração do collab para que o seu negócio tenha os melhores resultados.

Então recapitulando…

  • O collab é uma forma criativa, eficiente e precisa de alcançar novos públicos, consolidar novas marcas, aumentar a visibilidade e, consequentemente, as suas vendas;
  • Independente se a sua marca é pequena, média ou grande, se conectar com outras marcas e trabalhar com collab de uma forma bem estruturada só trará maiores resultados;
  • Busque sempre por influenciadores, marcas ou artistas que tenham os mesmos ideais que a sua marca, além de compartilhar o mesmo público alvo;
  • Em uma collab, ambas as empresas buscam os melhores resultados, então serão duas ou mais marcas em prol do mesmo ideal, trabalhando juntas;
  • Uma colaboração entre marcas pode ser feita de diversas formas, cabe a sua marca e a empresa licenciadora optarem pelo que for melhor para ambos;
  • Empresas licenciadoras estão mais próximas ao público e possuem expertise quanto ao que podem criar para alcançarem ótimos resultados, consulte quem entende.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e descubra como a collab pode ajudar a sua marca.

Compartilhe este artigo

Projeto YoGamers do Bem

Inauguração da primeira sala YGB dentro do BH Airport - Aeroporto Internacional de BH em parceria com a Fundação Cultural Chico Xavier.

veja o vídeo

Receba atualizações por email

Dicas e novidades para influencers digitais e empresas que estão diretamente no mercado gamer!

Quero assinar a news!

Assine com seu email