Como monetizar através do licenciamento de marca?

29

jul

Como licenciar marcas e monetizar?

Escrito por: Edição

Qualquer empresa que está no mercado, mesmo muito bem consolidada, sabe a importância e o desafio de colocar novos produtos ou serviços no mercado. Todo o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação para anunciar, atrair o público e gerar venda são trabalhosos e devem ser muito bem arquitetados.

Sem uma estratégia bem específica e elaborada, todo o desenvolvimento pode ir abaixo e trazer grandes prejuízos, e por isso é sempre importante ter conhecimento sobre o mercado, o público alvo e estar atento a novas estratégias para alcançar melhores retornos sobre o investimento, como no licenciamento de marcas.

Com o licenciamento de marcas, empresas de diversos segmentos podem alcançar resultados mais amplos e significativos, conectando-se rapidamente com os consumidores que já estão interessados em comprar, ou seja, uma ótima estratégia para gerar aumento nas vendas e agregar mais valor aos produtos ou serviços.

Como é possível gerar a monetização com o licenciamento de marcas?

Como licenciar marcas e monetizar?

Receba nossos conteúdos por email

Assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações do universo SehLoiro.

O licenciamento de marcas acontece quando empresas licenciam outras marcas, personagens, artistas ou influencers para gerar receita atrelando a imagem destes aos seus produtos ou serviços. Tratando-se de uma marca ou influencer que tem o mesmo público de interesse e com um ótimo engajamento, os produtos ou serviços atrelados a eles acabam obtendo um maior alcance e destaque, o que pode gerar, inclusive, uma diminuição nos esforços de marketing.

Quer ver um exemplo bilionário?! Diversas empresas de ramos e atividades diferentes licenciam os personagens da Disney para, através da imagem da marca que é mundialmente conhecida, gerarem maiores vendas e receitas para as suas empresas. A Disney fica com uma porcentagem das vendas, que de acordo com as últimas divulgações chegam a ultrapassar o que a marca ganha com suas produções, já que faz o licenciamento para muitas empresas. Ou seja, o licenciamento de marcas traz grandes resultados para empresas que investem, assim como para as detentoras das marcas, que monetizam através dos royalties.

De acordo com a Abral (Associação Brasileira de Licenciamento), só em 2015 o mercado de produtos licenciados faturou um total de 17 bilhões e esse número tem crescido ano após ano.

Por associar uma marca famosa, seja um personagem, um artista ou um influencer, aos produtos ou serviços, uma empresa que faz o licenciamento de marcas tem a oportunidade de alcançar o público alvo de forma muito mais rápida, pois fala diretamente com um público que, interessado na marca ou no influencer, tem maiores chances de comprar.

É o que acontece com as empresas que licenciam os personagens da Disney. Ao atrelar um personagem da marca com um produto específico para crianças, a empresa tem maiores chances de destaque e venda do que teria sem o licenciamento, visto que se trata de uma marca tão famosa e com fãs no mundo todo.

Então quando a sua empresa adiciona um novo produto no mercado, ao licenciar uma marca, o produto contará com vantagens como o destaque nos pontos de vendas, a diferenciação entre os concorrentes, o valor atrelado a marca ou influencer, e consequentemente, o aumento nas vendas que podem refletir até 50% a mais.

O licenciamento é possível para qualquer nicho?

O licenciamento de marca é possível para qualquer mercado, mas é importante ter em mente que a sua empresa deve buscar uma marca, influencer ou artista que tenha o público semelhante ao seu e que tenha a mesma missão da sua empresa para que assim traga valor ao seu negócio.

Por onde começar o licenciamento de uma marca?

Como licenciar marcas e monetizar?

Num primeiro momento é importante buscar por marcas ou influencers que tenham registro sobre sua própria marca e que tenham públicos semelhantes ao seu. Ao listar todas elas, o passo seguinte é entrar em contato com as empresas licenciadoras para ter em mãos mais informações pertinentes para a tomada de decisão.

Toda a contratação, estrutura, desenvolvimento e estratégias devem ser tomadas em conjunto com a empresa licenciadora, que estará em contato diretamente com a sua empresa e com o artista ou influencer que escolher contratar.

Geralmente o licenciamento tem um período pré-estabelecido e ao longo desse tempo a empresa licenciadora receberá uma porcentagem das vendas, mas todos esses detalhes devem ser conversados internamente e acordados para que sejam bons para ambos.

Como toda ação contratual, esta também possui suas partes burocráticas e é preciso que estejam bem claras entre ambas as empresas para que os resultados sejam positivos e quem sabe render novos produtos ou ações, o que é muito comum acontecer.

Nós da SehLoiro temos uma grande experiência no mercado de gamers e atletas eSports e temos o diferencial de cuidar de toda a parte burocrática, prestando assessoria com suporte jurídico, administrativo, no gerenciamento de contratos e na elaboração de estratégias específicas e voltadas para o seu negócio, de forma que venhamos alcançar resultados significativos juntos.

Ficou com alguma dúvida sobre como licenciar marcas? Entre em contato com a gente e teremos o maior prazer em te ajudar.

Compartilhe este artigo

Projeto YoGamers do Bem

Inauguração da primeira sala YGB dentro do BH Airport - Aeroporto Internacional de BH em parceria com a Fundação Cultural Chico Xavier.

veja o vídeo

Receba atualizações por email

Dicas e novidades para influencers digitais e empresas que estão diretamente no mercado gamer!

Quero assinar a news!

Assine com seu email