O crescente consumo de conteúdos ao vivo e a grande oportunidade para marcas e empresas

27

ago

Escrito por: Edição

Com todas as mudanças, muitas dramáticas, que a pandemia do Coronavírus causou na vida de todos nós nos últimos meses, é comum imaginar que o número de pessoas que passou a consumir conteúdos e programas online tenha aumentado já que, em quarentena dentro de casa, as opções de entretenimento ficaram limitadas a programas de televisão e online, vídeos, filmes, shows online e outros do segmento.

Mas a verdade é que o consumo de programas online, intitulados streaming, já vinha apontando dados de crescimento há alguns anos, e estudos recentes mostram que esse tipo de conteúdo permanece crescendo significativamente em audiência e produção.

De acordo com a pesquisa realizada pela TIC Domicílios 2019, um dos mais importantes levantamentos sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, o consumo de vídeo online aumentou e se consolidou no nosso país.

Receba nossos conteúdos por email

Assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações do universo SehLoiro.

Entre os usuários de internet, 74% assistiram a programas, filmes, vídeos ou séries e 72% ouviram música online em 2019.

Já a audiência de programas e outros conteúdos de TV seguem em queda, principalmente em relação a audiência de jovens entre os 18 e 24 anos (dados de 2018 e 2019), parte do público que já é bem fiel ao consumo online.

Outros dados apontavam informações semelhantes, como a previsão do Annual Internet Report da Cisco, em que a transmissão de conteúdo ao vivo, live streaming, cresceria cerca de 15 vezes no período entre 2018 e 2021, quando nem ao menos era imaginado qualquer tipo de problema causado pelo Coronavírus.

Programas ao vivo

A plataforma de streaming Twitch, mesmo com uma audiência menor do que a do Youtube, superou seu faturamento e alcançou a marca de mais de 944 milhões de espectadores no mundo inteiro em 2019.

Esses resultados nos mostram como, ano após ano, o consumo relacionado a programas online e conteúdos relacionados tem alcançado cada vez mais público, e que não estamos falando sobre uma simples tendência, mas sim sobre uma tecnologia que está em plena fase de crescimento e consolidação cultural e social tanto no nosso país, quanto no mundo.

O Coronavírus trouxe muitas consequências ruins e inesperadas para todos nós, atingindo pessoas no mundo todo, pelas quais sentimos muito e desejamos que tudo isso passe logo, mas não foi ele, sozinho, uma das causas do crescimento por esse tipo de conteúdo, que já estava previsto, como vimos acima.

Muitas empresas e marcas atentas a esse crescimento já vinham buscando formas de se consolidarem nas mídias online, buscando posicionamento, alcance e resultados mais significativos do que outros meios eram capazes de entregar.

Nos últimos anos vimos marcas famosas, empresas de sucesso, artistas, personalidades e muitos outros migrando para redes sociais e plataformas de vídeos na intenção de formar um relacionamento mais duradouro com os seus fãs, ao mesmo tempo que aumentassem a oportunidade de firmar grandes parcerias e alcançarem melhores resultados.

Uma oportunidade para empresas e marcas que desejam crescer

Com toda essa perspectiva positiva, principalmente em relação ao fato de que as oportunidades de divulgação e desenvolvimento através das mídias sociais e plataformas digitais são ainda mais baratas do que as mídias tradicionais, marcas e empresas de diversos segmentos podem alcançar excelentes resultados a partir do desenvolvimento de conteúdos e programas ao vivo.

Oportunidades para crescimento, alcance, envolvimento e maiores vendas

Conteúdos online e programas ao vivo permitem maior alcance para empresas e marcas que desejam se destacar no mercado, principalmente quando falamos sobre as mídias digitais, onde o controle para falar com uma audiência melhor segmentada, formada diretamente pelo público correto, traz mais interação e um relacionamento mais verdadeiro para a marca, ampliando sua linha de resultados, já que passa a contar com maior interesse e procura.

Consequentemente, o alcance e o envolvimento certo ajudam a melhorar as vendas e alcançar patamares mais significativos, e nós podemos ajudá-lo por todo o processo.

Com anos de experiência no desenvolvimento de conteúdos online e Broadcast, nós da SehLoiro temos uma equipe completa, além de toda tecnologia moderna e necessária para transformar a sua marca no meio digital.

Fale conosco, entre em contato e apresentaremos os melhores meios disponíveis para que a sua empresa alcance resultados reais.

Compartilhe este artigo

Projeto YoGamers do Bem

O YoGamers do Bem (YGB) é um instituto sem fins lucrativos, idealizado pelo Felipe YoDa, que envolve não só colaboradores como familiares, fãs, alunos e toda a comunidade gamer. Tem como objetivo firmar parcerias com escolas públicas próximas de comunidades, que se interessem por receber ações nas disciplinas que envolvem o mundo gamer: games, entretenimento, diversidade, comportamento e empreendedorismo.

veja o vídeo

Receba atualizações por email

Dicas e novidades para influencers digitais e empresas que estão diretamente no mercado gamer!

Quero assinar a news!

Assine com seu email