O que é identidade visual e por que é importante para Gamers e Atletas eSports?

27

jun

Importância da Identidade visual para atletas esports, gamers e influenciadores

Escrito por: Edição

Talvez você nunca tenho ouvido falar sobre identidade visual, talvez até conheça alguns itens que fazem parte dessa estratégia mais não ligue o nome a pessoa, ou não entenda a sua real necessidade. Independente de qual é o seu nível de entendimento sobre o assunto, sabemos o quanto é importante para qualquer profissional estar atento a todas as formas e maneiras de empenhar melhor os seus esforços e conquistar retorno sobre o seu trabalho, não é verdade?

Bons profissionais, independente do mercado de atuação, sabem que quanto melhor se posicionarem, melhor serão os seus resultados, principalmente nos dias de hoje. Com o auxílio da internet, diversas atividades e profissões se tornaram possíveis e mais fáceis de conquistar a estabilidade financeira e profissional, o que no passado talvez demorasse muito mais ou nem acontecesse. Mas ao mesmo tempo que a internet trouxe uma ajuda extra para quem quer conquistar uma carreira estável, também trouxe uma grande competição, exatamente por facilitar esse processo.

Receba nossos conteúdos por email

Assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações do universo SehLoiro.

O mundo dos Gamers e Atletas eSports é um desses mercados que alcançou destaque e independência junto com a internet, mas também ganhou grande concorrência e com tantos profissionais nesse mercado, será que é possível se destacar e se tornar uma grande marca? A resposta é um sonoro SIM, mas é preciso ter as ferramentas certas, e uma identidade visual bem desenvolvida é uma delas.

O que é uma Identidade Visual?

Podemos dizer que, a grosso modo, a identidade visual é a forma que uma empresa, marca ou pessoa se comporta e se posiciona visualmente, seja no universo online ou fora dele. Assim como você tem a sua personalidade e as pessoas que te reconhecem pela forma como você fala, age, anda e se veste, a identidade visual faz o mesmo pelas marcas. Ou seja, ela define, estrategicamente, como essa marca irá se comportar e como ela será reconhecida.

Qualquer negócio que queria se destacar, tem a necessidade de ter uma identidade visual estratégica, personalizada, própria e que esteja totalmente ligada aos seus princípios, valores, e converse diretamente com o público. Ela precisa ser de fato a identidade da empresa, o que irá destacá-la de todos os outros.

O que faz parte de uma identidade visual?

Importância da Identidade visual para atletas esports, gamers e influenciadoresAgora que você entendeu o que é teoricamente uma identidade visual, é possível entender que trata-se basicamente de todo o visual de uma empresa, marca, negócio ou pessoa. Isso significa que tudo que traz uma marca visualmente ao seu público, faz parte da identidade visual dela.

Para cada negócio em particular, podem ser necessários itens diferentes que compõem essa identidade visual, por exemplo:

Vamos imaginar uma marca de roupa, pode ser qualquer uma, tudo o que representa essa marca visualmente está atrelada a identidade visual dela. Então desde a fachada da loja, até os materiais de comunicação online e offline, fazem parte dessa identidade.

Ou seja, tudo que você vê sobre essa loja de roupas deve ter a identidade visual criada especialmente para ela, que converse diretamente com o público que ela atende e que transmita os valores que ela possui, que seja a personalidade dela.

Então se essa marca está nas redes sociais, tudo que ela publica, todos os seus materiais, seus posts, devem ter esse mesmo padrão de identidade.

Imagine por exemplo se ao visitar o perfil de uma marca famosa, vindo diretamente do site dela, você encontra-se um perfil todo desestruturado, sem nenhum padrão que relaciona aquele perfil ao site do qual você acabou de sair.

Provavelmente você interpretaria que aquele não é o perfil da marca ou que algo está errado, ficaria confuso e provavelmente nem seguiria o perfil, afinal de contas, nada ali indica que seja mesmo parte da marca, não existe nenhum padrão visual que lhe traga essa segurança.

Por que é importante para um atleta eSports ter identidade visual?

Importância da Identidade visual para atletas esports, gamers e influenciadores

Talvez neste momento você esteja se perguntando se a identidade visual seria mesmo importante para um atleta eSports, ou Gamer ou até mesmo um influenciador digital… Novamente responderemos com um sonoro SIM!

Um atleta eSports, Streamer ou Influenciador que tem esse diferencial, sai na frente em diversos quesitos, entre eles a facilidade de ter outras marcas investindo em você.

Como dissemos anteriormente, a identidade visual é muito importante para qualquer marca ou negócio, e não é diferente com gamers e atletas eSports, pois através dela, é possível se destacar, criar um perfil mais profissional que transmite maior confiança e credibilidade para quem o acompanha e, consequentemente, permite que outras marcas tenham um interesse maior de fazer parcerias e outros investimentos.

Outro fator é que, através da identidade visual, a sua marca se torna única, e assim reconhecida, o que permite que o atleta, gamer ou influenciador cresça no mercado, pois se destaca dos demais.

Então por onde começar?

Importância da Identidade visual para atletas esports, gamers e influenciadores

Ao fazer parte do meio digital, um Gamer ou atleta eSports pode não ter a necessidade de tantos materiais quando uma loja precisaria, como o exemplo que citamos acima, mas alguns itens são essenciais e necessários para começar.

Podemos citar abaixo alguns deles:

  • Logotipo, será o símbolo que irá representar você em todos os meios;
  • Estratégia visual, será o padrão visual que sua marca irá apresentar;
  • Identidade visual para as redes sociais do Atleta ou Gamer, são as imagens de capa, perfil, postagens personalizadas e outros que devem ser criadas para trabalhar a estratégia visual e manter a identidade da marca.

É importante salientar que a identidade visual deve ser criada por empresas especializadas no assunto, como nós da SehLoiro, porque ela deve trazer todo o conceito da marca e transformar toda a sua personalidade de forma que possa se atrelar ao público e ao mercado de atuação.

Um identidade mal estruturada, criada sem experiência, pode trazer péssimos resultados e passar uma impressão totalmente negativa para o público.

Independente de ser um influenciador já com algum destaque ou atleta eSports que está começando na área, esses itens acima já são suficientes e essenciais para você começar a trabalhar a sua identidade visual nas mídias sociais que estiver presente.

Ao passo que for evoluindo e conquistando mais espaço, é possível acrescentar novos materiais e desenvolver novas estratégias para cada ponto que for necessário.

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre como uma identidade visual pode valorizar a sua carreira? Entre em contato com a gente.

Compartilhe este artigo

Projeto YoGamers do Bem

Inauguração da primeira sala YGB dentro do BH Airport - Aeroporto Internacional de BH em parceria com a Fundação Cultural Chico Xavier.

veja o vídeo

Receba atualizações por email

Dicas e novidades para influencers digitais e empresas que estão diretamente no mercado gamer!

Quero assinar a news!

Assine com seu email